quinta-feira, 26 de março de 2009

As táticas de fora do campo

Ronaldo contratado pelo Corinthians, Palmeiras profissionalizando seu departamento de Marketing, o São Paulo transforma o estádio do Morumbi em um verdadeiro Shopping Center, onde envolve entretenimento e lazer. Ultimamente, esses times paulistas parecem ter encontrado o esquema tático correto para criar jogadas de Marketing tão boas quanto os gols feitos pela equipe.
O objetivo é conseguir gerar receitas para suprir a dependência dos nossos clubes de vender os craques brasileiros para o exterior, e assim, quem sabe, chegar bem próximo a resultados obtidos por grandes clubes da Europa, como Real Madrid, Milan e Manchester United. O primeiro é um especialista no negócio, o time espanhol faturou mais de 350 milhões de euros, apenas com direitos de televisão, ações de marketing e bilheteria na temporada 2006/2007, e já na temporada 2008/2009 o time madrilenho já tem um faturamento em volta de 226 milhões de euros(é muita grana!).

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Outro gigante do marketing esportivo, o inglês Manchester United, fechou recentemente um contrato de patrocínio de camisa com a Saudi Telecom, no valor de 26,5 milhões de euros por temporada durante cinco anos, ou seja, 132 milhões de euros, este será o maior patrocínio de camisa do mundo.
Tentando seguir estes passos largos, São Paulo e Palmeiras iniciaram o ano com contratos que giram em torno de R$ 15 milhões por ano, se tornando os clubes com maiores cotas de patrocínio do Brasil.

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Acima, a equipe do Manchester United comemorando o maior título do continente Europeu, a UEFA Champions League(Liga dos Campeões). Ao lado, está exposto a marca da equipe inglesa.
Só para constar, o Manchester United, é o clube de futebol mais rico do mundo.

Um comentário:

  1. Uma pergunta: tu é são paulino ou palmeirense? O corinthians dá um banho em relação a marketing e pouco foi citado... merece revisão!

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